Por onde começar?
A decisão de começar a escrever é libertadora, o momento que você tem uma ótima ideia e uma história toda estruturada na sua mente, a emoção de criar os personagens e pensar em suas trajetórias de vida. É comum nos depararmos com bloqueios enquanto escrevemos, travarmos em um ponto da história ou desanimarmos, então você precisa ter consciência que o processo da escrita deve ser tratado com muito respeito e requer disciplina para que os seus objetivos sejam alcançados.
Pensando nisso, o Sandro Bier, editor e escritor há 18 anos, separou dicas valiosíssimas para te ajudar a manter o foco e realizar o seu sonho de publicar um livro, então vamos lá!
Primeiro de tudo: acredite em si
Faça exercícios diários de fixação, repita consigo mesmo: meu nome é Fulano(a) e eu sou um escritor(a). Pode até parecer bobo, mas é superimportante que você tenha confiança na sua capacidade, assim terá confiança para ousar, coragem e resiliência para continuar e ainda será uma bela fonte de inspiração para outras pessoas.
Ache a sua voz interior!
Leia, pesquise e leia mais! Descubra a sua identidade, descubra qual estilo literário faz seus olhos brilharem e, então, pratique. Escreva, pelo menos, 500 palavras por dia e depois leia em voz alta, mas faça isso tão bem que as pessoas nem precisem ler o nome do autor para saber que você quem escreveu aquilo.
Procure sua tribo
Rodeie-se de pessoas que gostam das mesmas coisas, não perca a oportunidade de trocar experiências e, lembre-se, é preciso dar para receber, não tenha medo de ajudar outros que estão trilhando o mesmo caminho, as vezes aprendemos muito mais quando ensinamos.
Escreva todos os dias!
Trace metas concretas, específicas e mensuráveis, determine prazos e seja fiel à sua rotina, como dissemos anteriormente, é preciso tratar o processo da escrita com muito respeito e disciplina para que você consiga atingir seus objetivos.
Tenha sua equipe de apoio
Ou seja, profissionais de diferentes áreas que vão te ajudar e auxiliar durante o processo de criação e lançamento do seu livro, publicitários, jornalistas, revisores etc. Tendo uma boa equipe de apoio, você vai conseguir publicar seu livro como escritor(a) independente, sem a necessidade de recorrer à uma editora.