O dilema da publicação
Você escreveu ou está escrevendo seu livro e começa a se perguntar: “Como vou publicar meu livro?” Essa é uma questão comum para todos que têm o interesse de se tornar escritores. Então, como você vai publicar seu livro? Este é um dilema que muitos enfrentam.
Neste blog, vamos explorar as duas principais opções de publicação: a editora tradicional e a publicação independente. Vamos analisar os prós e contras de cada uma, para que você possa tomar a decisão certa para a publicação do seu livro.
Editora tradicional vs. Publicação independente
A decisão entre esses dois caminhos é frequentemente acompanhada por incertezas e falta de conhecimento sobre os detalhes, os prós e os contras de cada opção. Essa falta de compreensão leva muitos autores a tomarem decisões equivocadas e a se decepcionarem ao longo do processo.
Editora tradicional
A editora tradicional é aquela que contrata seu material. Você fará um contrato de cessão dos direitos do seu texto para que eles publiquem por você. Eles investem 100% dos valores, e você não terá custos como autor. Esse é o grande problema: muitos prestadores de serviços se chamam de “editora”, mas na verdade cobram dos autores.
Os principais prós da publicação por uma editora tradicional são:
- Não há custos para o autor, pois a editora investe no projeto.
- Você receberá royalties de 5 a 10% das vendas.
- A editora fará o lançamento do seu livro e o disponibilizará em livrarias.
Os principais contras são:
- Você precisa ser aceito pela editora, que avaliará se seu conteúdo e perfil se encaixam em sua linha editorial.
- Você não terá controle sobre a produção do livro, como a capa, por exemplo.
- Seu livro fará parte de um catálogo da editora, podendo ficar “esquecido” após o lançamento.
Publicação independente
Na publicação independente, você contrata profissionais para produzir seu livro, como designers, revisores, etc. Essa é uma “prestação de serviço”, e você será o responsável por todos os custos envolvidos.
Os principais prós da publicação independente são:
- Você tem total controle criativo sobre a produção do livro.
- É uma ótima opção para autores iniciantes, que ainda não são conhecidos.
- Você ficará com 100% do lucro das vendas.
- Você cria autoridade como autor e empreendedor.
Os principais contras são:
- Você precisará arcar com todos os custos de produção.
- Você será responsável pela divulgação e marketing do seu livro.
Escolhendo o melhor caminho
Ao iniciar sua jornada de publicação, é importante que você se dedique a entender essas opções e avalie cuidadosamente o que mais se adequa ao seu projeto e perfil como autor.
Reconheça que a escolha entre editora tradicional e publicação independente é uma decisão significativa e que deve ser pensada ainda durante o processo de desenvolvimento do seu conteúdo, não apenas no momento do lançamento.
No Café do Escritor, nós orientamos os autores em todos os aspectos da publicação, desde a avaliação da viabilidade do projeto até os aspectos administrativos e financeiros. Recomendamos também que você pesquise e entenda o mercado editorial, para tomar decisões mais assertivas.
Sucesso na publicação
Lembre-se: o sucesso da sua publicação está intrinsecamente ligado às escolhas que você fizer. Sua visão literária é fundamental nesse processo.
Siga o canal Café do Escritor, curta, comente e compartilhe este conteúdo. Estaremos aqui para ajudá-lo a transformar seu sonho de publicar um livro em realidade!
Para iniciar a sua jornada e publicar seu livro, clique aqui.