O que você precisa saber para divulgar seu livro
Por que alguns conseguem divulgar seus livros e outros não? Com algumas dicas, eu vou te ajudar a fazer parte dos autores que divulgam e vendem seus livros.
Em 20 anos como editor, sempre me perguntei por que alguns livros eram sucesso de vendas e outros não, mesmo tendo um conteúdo excelente, produção de capa e miolo muito bem-feitos.
Sabe qual era a diferença? O quanto o autor fazia a sua parte na divulgação do seu nome, inicialmente, depois de seus livros. Isso mudava muita coisa.
Você precisa saber que:
1. O autor deve ser o maior divulgador do seu livro. Não tem outro jeito.
Quando vemos o autor que faz lives nas redes sociais, que interage com outros autores, que encontra seus leitores e mostra quem é, mais do que ser visto para ser lembrado, a sua atuação é para mostrar o seu valor como pessoa, como profissional, seja da área que aborda, seja como profissional da escrita.
Sabe a coisa que o leitor mais detesta? O leitor detesta escritor com cara e jeito de amador. Aquele que desvaloriza o seu próprio produto. Se o autor não gosta ou tem que se desculpar, seja por uma capa não muito boa, seja pela diagramação mais ou menos, seja, ainda, por um conteúdo sem tratamento de texto, que autor é esse?
Você tem que oferecer ao seu leitor o melhor texto, a melhor qualidade do livro que puder. E você tem que se posicionar como um escritor, capacitado, criativo e senhor ou senhora do seu conteúdo. É isso que precisa ser mostrado.
2. Tenha um plano de divulgação
Sem um plano, o resultado dificilmente ocorrerá como o desejado. Assim, você tem que planejar a escrita, a produção, a impressão do livro, bem como planejar a divulgação e consequente venda do livro. Lembre-se de que tudo isso é um negócio, mais ainda, é o seu negócio.
A partir do momento que você lança o seu livro, você vira um empreendedor do produto livro: Escritor S/A. Então, tem que agir dessa forma.
Quantas pessoas eu conheço que, depois de lançar o livro, vão aprender sobre marketing, mídias sociais, negócio do livro e assim por diante. Você não pode ficar sendo levado pela maré, procure as pessoas certas para acompanhar você.
Talvez você tenha que investir um pouco, mas quem sabe aprender neste momento te ajude em todos os lançamentos futuros.
3. Crie os seus canais de divulgação
Muita gente já tem suas redes, mas interagir nas redes sociais é mais do que postar foto de gatinho. É pegar aquele plano e verificar onde está o seu público. Isso considerando que você já sabe quem é o seu público. Se não souber, volte 5 casas.
As redes sociais são ambientes necessários, mas extremamente competitivos. Por isso, além da divulgação virtual, invista em divulgação presencial. Palestras, aulas, encontros, lançamentos. Crie eventos para você encontrar pessoas, presencial ou virtualmente.
Para começar, aproveite sua rede de contatos existente e vá ampliando. O contato com outros escritores também lhe dará novas ideias. Faça parcerias, entenda como funciona o jogo.
4. Envolva os seus leitores na divulgação
Considere e valorize aqueles que já leem o seu livro e conhecem você. Convide-os para conversar, discutir o texto do livro. Peça comentários críticos sobre o livro, depoimentos, feedbacks, desafie o leitor a postar uma foto com seu livro, usando sua hashtag de divulgação. E assim por diante.
Entenda que sem alguém que o leia, o escritor morre. Essas dicas são apenas algumas maneiras de envolver seus leitores em seus esforços de marketing. O mais importante é ser criativo e valorizar cada pessoa que lê o seu livro e segue você.
Sabe qual é a última dica que você precisa saber para divulgar seu livro?
Apresente aqueles elementos importantes e definidores de uma boa pessoa, como honestidade, transparência e empatia.
Eu acho difícil um autor não ter esses e outros aspectos que engrandecem o ser humano.
Afinal, quando você escreve, tudo isso já vem à tona, porque a escrita transforma, então, é hora de mostrar quem você é de verdade, por meio dela.