É possível escrever mais de um livro ao mesmo tempo?

É possível escrever mais de um livro ao mesmo tempo?

 

Se você tem muitas ideias de textos o tempo todo, já deve ter se feito esta pergunta: será que dá certo escrever vários livros ao mesmo tempo? Como lidar com muitas ideias de histórias ou mesmo de assuntos a serem abordados em diversos livros?

É muito comum a pessoa descobrir a escrita e se empolgar a ponto de começar a escrever diversos livros ao mesmo tempo. Mas será que essa é uma boa opção?

 

Guia

Pela minha experiência de 20 anos como editor, orientando escritores, posso afirmar o quanto é difícil dizer o que podem ou não fazer. Muitos, principalmente os iniciantes, não ouvem orientações ou dicas, confiam somente em sua intuição. Eu diria que é bom realmente produzir muito, mas fazer isso sem levar em consideração informações importantes da escrita geralmente não dá certo.

“Sandro, estou escrevendo 4 livros ao mesmo tempo e quero lançar todos até o final do ano.”

É ótimo planejar, mas tem que ser um planejamento realista.

Minha função como editor é avaliar o que está sendo produzido, isto é, a qualidade do texto: se ele funciona em relação aos seus objetivos; se estabelece comunicação com o público; se é fluido e assim por diante. Jamais posso dizer: “Não escreva!”, a não ser que uma escrita esteja atrapalhando a outra. Por isso, eu trouxe alguns conselhos para você que está escrevendo vários livros ou tem diversas ideias para desenvolver.

 

Plano

Primeiro: seria tecnicamente possível escrever vários textos ao mesmo tempo? Sim, mas, novamente, isso depende de como a mente do autor funciona. Por isso, aí vão cinco conselhos:

#1. Trabalhe duas ou mais ideias muito diferentes de uma vez

Por exemplo, alguém que estava escrevendo um gênero travou, ficou sem ideias e, nesse tempo, pegou outro livro de um gênero diferente para produzir. O simples fato de mudar de universo literário fez com que a pessoa produzisse o segundo livro e, posteriormente, voltasse ao primeiro para terminá-lo.

Seria difícil trabalhar em dois romances distópicos ao mesmo tempo. A possibilidade de confundir as ideias é grande e isso provavelmente faria os dois livros ficarem muito parecidos um com o outro. Além disso, quando você fica esgotado em um deles, isso significa que também está esgotado no outro.

Quando você está entediado com o romance, pode trabalhar no seu livro de desenvolvimento pessoal. Você vê a diferença? Essa pode ser a cura definitiva para o bloqueio de um escritor.

 

#2. Escreva um enquanto pesquisa o outro livro

Se você não estiver pronto para escrever dois ou mais livros ao mesmo tempo, tente este método um pouco mais suave: escreva um enquanto pesquisa o outro livro. Essa estratégia vai evitar confusões.

Você já sabe como escrever o primeiro livro e pode trabalhar nele. Enquanto isso, pesquise tudo o que puder sobre outra grande ideia sua. Essa abordagem funciona bem porque a pesquisa oferece uma pausa do foco total na primeira ideia. Além disso, você não está se permitindo abandonar outro grande conceito só porque já está trabalhando em um livro. Você fica inspirado durante o processo de pesquisa e aprendizado.

Se você não consegue escrever dois livros ao mesmo tempo, mas tem muitas ideias, tome nota delas. Não perca pensamentos que podem render algo bem interessante.

 

#3. Mantenha cada projeto em um estágio diferente

Essa é uma das estratégias mais importantes para prevenir a síndrome de Burnout, ou seja, o esgotamento total.

Quando você começa a trabalhar em um livro, você está em um estado de espírito específico. Finalizá-lo leva a um estado diferente de corrigir outro texto. Então, o ideal é não sincronizar estágios. Comece a pesquisar o segundo livro somente depois de fazer o primeiro deslanchar na escrita. Essa é uma ótima solução para evitar pressionar a si mesmo caso tenha data para entregar cada obra.

 

#4. Use música de fundo diferente para cada projeto

Eu li num artigo que usar música de fundo diferente para cada projeto auxiliaria seu cérebro a se conectar na sintonia daquele livro. Será? Eu nunca testei, mas muita gente associa música aos seus escritos. Então, você pode tentar. Que tal Beethoven para uma escrita romântica e uma música sombria para o seu romance distópico, por exemplo?

 

#5. Não se perca no trabalho

Escrever um único livro é difícil. Então, multiplique o difícil pelo número de obras em que você pretende trabalhar e entenda em que está envolvido.

Esse tipo de trabalho pode levar a um sério esgotamento. Estamos falando de uma situação em que você não consegue escrever uma única palavra, não importa em qual de seus projetos decida trabalhar.

A solução? Encontrar equilíbrio entre o profissional e o pessoal, não negligenciando os outros aspectos de sua vida.

Sempre separe algum tempo quando precisar descansar. Não perca o contato com sua família. Envolva-se em atividades que fazem você se sentir bem. Cozinhar, socializar, ler, praticar ioga… O que preferir. Escrever é parte integrante da sua vida, mas não a transforme em tudo o que você gosta. Acerte a dosagem!

 

Qual é a vantagem de escrever vários livros ao mesmo tempo?

Se você realmente consegue, é uma forma de ter mais livros escritos em um curto espaço de tempo. Isso resultará em mais obras publicadas e, como você sabe, uma carreira literária não se faz somente com uma publicação, mas com uma continuidade nela.

É um desafio, mas pode dar certo!

 

 

Uma resposta

  1. Oi, boa tarde! E aí? Tudo bom?

    Pois então… sou o autor da Saga Confusões Conjuntas (catorze livros de comédia dramática, pastelão e maluca e de minha autoria)… porém, apenas o primeiro já está pronto! Tive excesso de problemas de saúde, de conexão com a internet e de acesso ao computador, ao celular e ao notebook!

    Daí, como estou retomando de vez os livros, por este mês (no caso, ainda estamos em março de 2024…), eu tinha planos de escrever os outros treze livros ao mesmo tempo… para garantir que fiquem prontos até o final do ano!

    Só que, lendo esse seu artigo, logo percebi que é bem melhor ir trabalhando com um livro por vez… vou concluir o segundo então, para passar ao terceiro, concluí-lo e passar para o quarto, e assim em diante mesmo!

    Forte abraço! Firmeza e tranquilidade?

    Fichas das protagonistas, lista de personagens, sinopses, enredos e capas, da Saga Confusões Conjuntas (1ª. revisão de texto):
    https://saviochristi3.blogspot.com/2023/01/fichas-das-protagonistas-lista-de.html.

    Fichas das protagonistas, lista de personagens, sinopses, enredos e capas, da Saga Confusões Conjuntas (2ª. revisão de texto):
    https://saviochristi3.blogspot.com/2023/01/fichas-das-protagonistas-lista-de_6.html.

    Questionário Votem em sua protagonista, capa e livro favoritos da Saga Confusões Conjuntas!:
    https://forms.microsoft.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=DQSIkWdsW0yxEjajBLZtrQAAAAAAAAAAAAMAAP5IWjRUNFdIMk1SVzRPMVY0TUtIQThRV041TzhHMS4u.

    Curiosidades, sobre a Saga Confusões Conjuntas:
    https://saviochristi3.blogspot.com/2024/03/curiosidades-sobre-saga-confusoes.html.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *