A sinopse é um grande passo a ser dado em relação ao que você espera para o seu livro. Depois de ter ficado meses, até anos, escrevendo, revisando e reescrevendo, agora, você tem mais esse obstáculo pela frente. Afinal, se quer enviar o seu manuscrito para editores, para divulgação, geralmente lhe pedirão uma sinopse dele. Assim, é preciso que ela vá além da simples tarefa de mostrar o livro. É preciso que ela o venda.
Vamos começar pelo básico: afinal, o que é uma sinopse?
Uma sinopse é um esboço de todo o seu texto de ficção, do começo ao fim, resumindo o arco narrativo do livro e de um ou dois dos personagens principais dele. O objetivo é dar ao leitor uma compreensão completa do seu livro, sem entrar em muitos detalhes.
Uma sinopse de venda é escrita na terceira pessoa, no tempo presente e é pensada para ajudar um editor ou o leitor a ter uma ideia, de forma rápida, da história, sem ter que ler o livro em si.
O que você terá de produzir é uma sinopse que faça alguém “sentir”, inspire uma reação emocional, procure transmitir o espírito do romance em vez de enchê-la de detalhes.
Você está contando a alguém sobre sua obra, na esperança de conquistar a pessoa a investir na leitura dela. É um pitch do livro!
Pense na sinopse do livro da mesma forma que pensa na capa dele. É a primeira parte do texto com que seu leitor em potencial terá contato. Esse é, depois de olhar a capa, o gancho que fará com que alguém compre o livro ou continue navegando na leitura dele. O elemento que permanece inalterado é o propósito: a sinopse destina-se a vender o livro.
Aceitando que essa é uma peça crítica de material de marketing para o seu livro, você deve se preocupar em fisgar os leitores, transmitindo a mensagem do seu livro e utilizando apenas 400 ou 500 palavras (cerca de uma página impressa) de texto.
Por onde começar?
Uma boa ideia é produzir a sinopse começando com um parágrafo forte, que descreva toda a história em essência. Para livros baseados em enredo, essa é uma miniatura dele. Para romances conduzidos por personagens, deve ser um resumo do arco do personagem principal.
A maioria das pessoas conhece a base da história de Star Wars: “Um império cruel e maligno domina o universo. Luke Skywalker, morador de um planeta remoto, junta-se à rebelião para derrubar o Império e restaurar a liberdade da galáxia.”
O que estou tentando fazer com uma sinopse?
Não se esqueça de que você está tentando alcançar uma venda!
Existem quatro elementos-chave para o que você está tentando demonstrar na sinopse referente a sua história:
- Uma premissa original e divertida.
- Um personagem principal convincente.
- Um assunto interessante e talvez atual.
- Um bom enredo, que não dependa de coincidências insanas ou de atos divinos para sua resolução (como em “e ele acordou e foi tudo um sonho!”).
O que deve ser incluído?
Você precisa incluir na sinopse o(s) personagem(ns) principal(is), a situação ou o problema de abertura, o incidente para começar a “rolar a bola”, o que os protagonistas precisam alcançar como resultado desse evento e quais são as ambições deles, quais forças ou personagens se opõem aos seus objetivos, como a crise é resolvida e como os personagens mudaram até o final do livro.
Não se esqueça: se o seu livro é leve e alegre, certifique-se de que sua sinopse também seja. Transmita o espírito do livro através do uso da linguagem!
Uma resposta
Boa noite! Só casada, esqueci de mim a muito tempo, e quero fazer algo que a muito tempo , tenho em mente,
Tenho vários histórias , quando eu vou começar, a passar pro papel, sempre acontece um algo e mi interrompe
Tenho que ter fé, e acreditar alguém, vai mi ver.Brigada