Como saber se tenho talento para a escrita?

É necessário ter talento para escrever? Sim! Mas o que muita gente não sabe é que o talento pode ser cultivado. Assim vamos superar a noção de que nascemos ou não com talento, todos os nossos talentos. Vamos ajudar você a colocar o seu talento para trabalhar, se desenvolver e melhorar a sua escrita.

As pessoas não nascem sabendo como escrever, mas desenvolvem talento ao longo de suas vidas. Mas é preciso, em determinado momento, começar a escrever.

Escrever, seja o que for, já é um talento, e também é uma habilidade. Os talentos são múltiplos, talento em escrever, em aceitar feedback, talento em melhorar sua escrita, seu estilo e voz. talento em editar, reescrever, e descartar o que não servem para seu texto, seja livro de ficção ou livro de não ficção.

Tudo isso pode ser aprendido. Muitas pessoas nascem com uma aptidão natural para aprender a escrever bem. Se você pode aprender, é uma habilidade.

Você pode aprender a ser um escritor excepcional. Isso não quer dizer que seja fácil. É difícil escrever bem, mas vou contar um segredo: fica mais fácil com a prática.

Como editor, acompanhando escritores em início e durante sua carreira, ficou muito claro para mim que
1. É preciso começar em algum lugar
2. O início é difícil
3. Os primeiros livros podem não ser os melhores, embora existam muitas exceções
4. Você tem que parar de ouvir que é difícil e simplesmente fazer.
Você acha que sua escrita é ruim, adivinhe, todos os escritores começam escrevendo mal. Grandes escritores ficam ótimos através de muita prática.

E se você já escreve vai concordar comigo que escreve melhor do que a 5 anos. Ou de quando era adolescente. E assim por diante.

Joanne Friedman, autora de quatro livros:

“Escrever é uma habilidade e um talento. A boa escrita é semelhante à boa música, e os bons escritores têm um “ouvido” que lhes permite ouvir o ritmo das palavras e o fluxo dos pensamentos e colocá-los para fora, para que o leitor fique em transe.”

Uma outra comparação é de que a escrita é semelhante ao jogo de xadrez. Alguns nascem com a capacidade de ver um número infinito de movimentos de xadrez possíveis mais rapidamente do que outros. É preciso muita habilidade, mesmo para quem nasceu com talento para jogar xadrez, para dominá-lo. O resto de nós que não nasceu com uma habilidade inata para jogar xadrez pode melhorar com o treinador, mentalidade e persistência certos.

Você quer ser um escritor? Um escritor melhor e, eventualmente, dominar a escrita?

Aqui vai cinco coisas para começar a fazer agora:

#1. Produção — Sua produção cumulativa é mais importante do que qualquer coisa que você escreve. O segredo para se tornar um escritor melhor é se tornar um escritor produtivo, abundante. Claro que para se tornar um escritor melhor, você deve buscar qualidade em sua escrita, além de quantidade, o que garante que você melhorará com o tempo.

#2. Encontre autores que falam com você– Você ama o estilo de escrita, tom, humor e estrutura das frases. Não apenas os leia com frequência, mas também digite suas palavras, frases, parágrafos inteiros e páginas em um documento. Não para passar como seu, isso é plágio, mas para obter uma compreensão mais profunda de suas palavras e estrutura.

#3. Leia livros sobre como escrever melhor – Existem livros excelentes sobre escrever melhor. Ler livros sobre escrita e como escrever auxiliam você a encontrar novas possibilidades que você sozinho demoraria muito para alcançar.Aliás, não deixe de conferir o lançamento do meu livro, uma compreensão de como utilizar as palavras.

#4. Encontre um editor que não vai te enganar — Eu não vou falar em causa própria, mas ter experiência na área e entender o que cada autor deseja para o seu texto, me fez ser capaz de auxiliar muita gente e o resultado, ter muitos livros publicados.
Então, cerque-se de pessoas que realmente podem ajudar você. Um bom editor que pega a caneta vermelha e faz sua história sangrar é uma das melhores maneiras de aprender o ofício, então escolha seu editor com sabedoria. Li a alguns dias a seguinte frase:
Encontrar o editor certo que combina com você é semelhante a encontrar o terapeuta certo. É tentativa e erro; nem todos combinam bem.

#5. Acostume-se a reescrever – Não estou me referindo à correção de erros ortográficos e gramaticais — embora essenciais — essa é a coisa mais fácil. Reescrever é mover frases, para clareza e fluidez, retirar as coisas extras que não estão acrescentando à sua história – é reesculpir, esculpir e retrabalhar. A edição do autor faz parte do processo de escrita. Você não pode ser um grande escritor sem edição.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *