Como encontrar nichos na escrita de ficção?

Encontrar nichos na escrita pode ser um trabalho extenso e demorado se você não souber o que fazer, por onde começar, onde procurar ou se não tiver foco. Porém, apesar de ser uma tarefa que pode parecer complicada, é um passo essencial para o sucesso do seu livro, então fica aqui com a gente e confira nossas dicas para te ajudar nessa busca!

O que é nicho?

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o conceito de nicho para que possamos prosseguir. Muito utilizado pelos profissionais de marketing, o “nicho” é uma segmentação de um setor buscando juntar pessoas com os mesmos objetivos e interesses dentro de um assunto. Ou seja, um grupo de pessoas com interesses em comum. Traduzindo isso para o universo literário, uma vez que você identificar o subgênero do seu livro, a sua busca vai ser tornar mais tranquila.

Como encontrar meu nicho?

O passo mais importante para que você tenha sucesso na sua busca é se conhecer, saber o que você gosta de escrever e explorar isso, não adianta tentar escrever sobre assuntos que não te interessam. “No que eu sou bom?”, “No que eu quero ser bom?”, “O que me interessa?” e “O que existe de interessante em mim?” são perguntas que vão te auxiliar nessa etapa de autoconhecimento, vão te ajudar a ter uma escrita rica e sincera.

Pesquise!

Outra dica muito valiosa é pesquisar o que está em alta no mercado e estudar o desempenho de vendas de livros de gêneros/subgêneros similares ao de seu interesse, procure saber a expectativa do público, o que eles querem ler, reclamações e sugestões. Depois de fazer um estudo imersivo, explorar todas as suas opções, é hora de colocar a mão na massa e mostrar o seu trabalho! Crie conteúdo relevante, corra atrás de uma boa rede de networking e entre em comunidades especificas para o seu objetivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *