Ao longo da vida nós nos deparamos com diversos obstáculos e dificuldades tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, para quem trabalha com escrita não poderia ser diferente, encontramos diversas dificuldades em cada etapa do processo de construção da história até a publicação e divulgação do livro. Mas vocês sabiam que existem técnicas que podem te ajudar a evitar essas dificuldades? Fica aqui com a gente e confira!
Processo de Escrita
Antes de mais nada necessário ter um planejamento, estabelecer uma rotina de estudos e exercícios diários, criar um Processo de Escrita, mas o que é isso? Nada mais é do que documentar todas as etapas do processo de criação da história até a publicação ANTES de iniciar, isso é importantíssimo para que você consiga obter um melhor desempenho e não se perca nas suas próprias ideias ou sofra com bloqueios criativos.
Como fazer?
Não é nada interessante para a sua produtividade iniciar a escrita sem um planejamento e um roteiro, deixar a sua escrita “solta” é o caminho mais fácil para o bloqueio criativo e para a frustração. Visando auxiliar vocês a pensar em estratégias de forma mais concreta e objetiva, pensamos em 5 conselhos que podem te ajudar a desenvolver um Processo de Escrita:
Conheça-se – Isso mesmo, faça uma autoanálise e identifique seus pontos fortes e fracos, as tendências da sua personalidade, explore atividades que goste de praticar e procure experimentar coisas novas, isso vai te ajudar a ter mais confiança em si mesmo. Vá a fundo no seu universo!
Apreciar o processo de escrita – Gostar do que você faz é muito recompensador, principalmente se você vivencia conscientemente cada etapa do seu trabalho. Aprenda a gostar do processo de escrita e seja paciente, vai valer a pena!
Seja razoável – Divida o seu trabalho de escrita em etapas possíveis, nada de se cobrar demais e estabelecer metas que no fundo você sabe que não vai conseguir cumprir, conheça e respeite os seus limites para que a escrita não se torne um aborrecimento.
Tenha uma rotina estável – Monte um cronograma semanal e siga essa cronograma evitando ao máximo fugir dos horários estabelecidos, manter uma rotina estável e previsível diminui as chances de você procrastinar e sofrer por antecipação, faça de escrita um hábito.
Estude – Vivemos em um tempo de mudanças rápidas, novas tendências e uma quantidade absurda de informações, então mantenha-se atualizado, pesquise e estude, faça cursos e pratique diariamente, todo o se esforço a dedicação serão recompensados.
Importante!
O que funciona para uma pessoa, pode não funcionar para outra e isso é super normal, por esse motivo é importante que você tenha uma relação harmoniosa consigo e faça uma análise interna para explorar cada aspecto da sua personalidade e deixar a sua escrita com a sua cara.