Você está sofrendo para escrever aquele romance, aquela novela ou aquele conto e precisa colocar fala na boca dos personagens? Pois é, sabemos que não é fácil! É uma tarefa que demanda muita cautela na execução, uma vez que dita todo o andamento da narrativa e confere humanidade aos seus personagens. Sempre preocupados em sanar suas dúvidas, nós separamos 5 dicas para criar diálogos envolventes e relevantes, fica aqui com a gente!

O que é o diálogo na narrativa?

O diálogo é uma ferramenta muito importante para a narrativa, além de auxiliar na construção dos seus personagens, dão vida e verossimilhança a eles. Porém, é necessário usar dessa ferramenta com muita cautela para que não fique artificial, muito longo (alerta de texto cansativo), incoerente com os personagens ou com a sua narrativa, o diálogo precisa ser fluido, relevante e indispensável, pois também vai te ajudar a construir, dar vida e brilho a sua narrativa, claro, se for bem escrito. Então vamos para as dicas!

Mantenha o seu diálogo enxuto

Como dissemos acima, diálogos muito longos e sem relevância para o desenrolar da narrativa tornam o seu texto cansativo, sem fluidez e artificial, nada de palavras desnecessárias e sem ser prolixo.

Faça o diálogo mover a ação

Imagina só a cena: duas pessoas conversando completamente paradas feito duas estátuas, estranho, né? É importante lembrar que diálogos são uma representação da realidade e, vamos combinar, ninguém conversa congelado no lugar. Breves ações entre as falas conferem humanidade aos seus personagens, fluidez na narrativa e aumentam o interesse do leitor.

Seja fiel à personalidade dos seus personagens

Cada personagem do seu livro precisa ter uma história, uma trajetória que o levou a ser que ele/ela é, então é de extrema importância que você já invista tempo na criação dos seus personagens e, uma vez feito isso, ter o cuidado de usar o tom adequado nas falas para tornar o personagem verossímil.

Nada de conversa fiada!

“Mas vocês já falaram isso”, enfeitar demais o diálogo é um erro muito comum e não podemos dormir tranquilos sem ter a certeza de que nossos leitores não vão tirar isso de letra! Prolongar as conversar com a intenção de tentar tornar a história mais envolvente não é uma boa opção, lembrem-se, somente o que for relevante para o andamento da sua história!

Leia tudo em voz alta

Por que isso é importante? Ao ler o diálogo em voz alta, você vai ter uma percepção mais realista de como aconteceria a conversa fora do seu livro. Ao fazer essa leitura, atente-se aos diferentes tons que estão sendo usados e reflita se o seu personagem realmente falaria aquilo naquela situação. Sentiu que ficou muito longo? Reformule, vai valer a pena.

Pratique

Queremos reforçar que escrever diálogos é uma arte que pode ser aprendida, então se estiver tendo problemas com isso, acalme seu coração, respire fundo e nunca deixe de praticar e estudar sobre as diversas técnicas de escrita. Nós postamos conteúdos didáticos semanais com o objetivo de auxiliar vocês em todas as etapas da escrita à publicação e divulgação do seu livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *