Como começar a escrever histórias

 

É sabido que escrever histórias é uma tarefa desafiadora que requer dedicação e trabalho duro. Durante todo o processo de criação e idealização, podemos nos deparar com diversas dificuldades e, se não formos persistentes, acabamos desistindo. Mas não se preocupem com nada disso pois quem nos acompanha sabe que damos várias dicas de escrita visando ajudar vocês a saber identificar essas dificuldades e evitá-las ou até mesmo superá-las.

Como começar?

O primeiro e mais importante passo é querer começar a escrever, tirar aquela ideia bacana para uma história que você tem na mente e passar para o papel. “Ah, então essa é a parte mais difícil?”, gostaríamos de poder responder que sim, mas toda a jornada, desde as primeiras palavras em um papel até a pós-publicação, é de muito empenho e foco. Nós separamos algumas dicas valiosas que vão ajudar vocês nesse processo.

E quais são essas dicas?

Começar a partir de um personagem – Isso quer dizer que é muito mais fácil criar um personagem para desenvolver sua história, assim pode adequar as situações à personalidade do seu personagem.

Associe o personagem a outra pessoa – Use uma pessoa como inspiração para construir o seu personagem, escrever sobre coisas/pessoas que você conhece torna tudo mais fluído, natural.

Ter personagens com sentimentos humanos – É dessa forma que o leitor se conecta com a sua história, não importa se o personagem for um animal, um objeto ou um alien.

Não fuja do formato básico – Começo, meio e fim é o formato seguro, não tem erro. Começar a escrever sem ter delimitado as situações, sem ter objetivos fixos, não é bom e pode (provavelmente vai) acontecer de você ter um bloqueio criativo.

Pense sempre no leitor – A sua história precisa ser compreensível e acessível para o leitor, caso sua escrita se torne muito hermética, consequentemente vai se tornar desinteressante para algumas pessoas.

Use papel e caneta – É interessante escrever no papel quando estiver na fase inicial da sua história, a escrita manual demanda mais esforço e concentração do cérebro, favorecendo o processo de aprendizagem e retenção de informações.

Use o drive – É muito importante que vocês fiquem atentos a esse detalhe, utilize o drive para se prevenir de eventuais perdas de arquivos caso algo dê errado no seu computador. Lá vocês podem escrever em tempo real de onde estiverem e salva automaticamente.

Escreva de verdade – Tire a sua ideia do papel porque enquanto você não escrever, você não tem nada. Pratique todos os dias, separe alguns minutos do seu dia para se dedicar somente a isso.

Ajudamos?

Seguir as dicas acima vai te ajudar a superar alguns dos problemas citados acima, porém, com o nosso curso COMO COMEÇAR A ESCREVER UM LIVRO DE FICÇÃO, você vai ter todo o acompanhamento e suporte necessários para escrever um livro do começo ao fim. Organize seus horários e crie uma rotina de escrita, mesmo que só possa dedicar 40 minutos do seu dia a isso, não deixe de praticar. Caso tenham dúvidas, não deixem de entrar em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *