A escrita criativa: permita-se expandir sua mente!
Escrever é uma forma de liberdade pessoal. A escrita nos liberta da identidade de massa que vemos ao nosso redor.
Na verdade, os escritores escrevem em busca de uma salvação, não para serem diferenciados dos demais, mas para sobreviverem como indivíduos. Não é um grande motivo para ser escritor ou escritora?
Pois bem, nós pensamos como os escritores escrevem? Bom, de forma criativa, não é?
E agora chegamos a estas duas palavras “escrita criativa”.
O que é escrita criativa?
Pode parecer difícil limitar a resposta à pergunta: “O que é escrita criativa?”, uma vez que a escrita criativa engloba muitos tipos de escrita e podemos pensar em diferentes definições.
Mas me parece que podemos dizer que EC é a “arte de inventar coisas” na escrita: é dar um toque criativo à história que você escreve. Em qualquer caso, a escrita criativa faz você sair da realidade e entrar em um novo reino inspirado por sua própria imaginação. Com a escrita criativa, você é capaz de expressar sentimentos e emoções em vez de fatos frios e duros, como faria na escrita acadêmica. A escrita criativa é a escrita original que expressa ideias e pensamentos de uma forma imaginativa.
Talvez esta definição ainda não seja a definitiva, uma vez que envolve tantas variáveis na escrita, na forma de escrever e na cabeça de cada escritor. Por ser um tópico tão amplo, a melhor maneira de definir a escrita criativa é navegar por uma lista de coisas que são e não são consideradas escrita criativa.
Tipos de escrita criativa
Sua imaginação começa a fluir quando você se dedica à escrita criativa. A maior parte da escrita, de longe, é criativa. Com ele, você pode fingir o que quiser e ajudar um leitor em potencial a fazer o mesmo. Diferentes tipos de escrita criativa são encontrados nestas categorias de escrita:
• Romances;
• Novelas literárias;
• Poemas;
• Roteiros para cinema e TV;
• Contos;
• Canções.
Tipos de escrita que não são escrita criativa
Qualquer tipo de escrita muito formal, precisa e baseada em fatos não é considerada escrita criativa. As formas de escrita que não são consideradas escrita criativa incluem:
- Escrita acadêmica;
- Jornalismo;
- Escrita técnica;
- Livros didáticos.
Quando se trata de escrita, existem muitos tipos diferentes. Como você já sabe, nem toda escrita pode ser lida da mesma maneira.
A escrita criativa usa sentidos e emoções para criar um visual forte na mente do leitor, ao passo que outras formas de escrita normalmente apenas deixam o leitor com fatos e informações, em vez de intriga emocional.
E por que nós nos preocupamos com a escrita criativa? Porque queremos escrever excelentes livros de ficção!
Quais são os elementos da escrita criativa necessários para um livro de ficção excelente?
Vou falar de 3 elementos bastante importantes.
Aqui estão os elementos que compõem a escrita criativa e o porquê cada um é tão importante quanto o outro.
Enredo único
O que mais diferencia a escrita criativa de outras formas de escrita é o fato de que a escrita criativa sempre tem algum tipo de enredo único.
Você pode até jogar informações em um programa gerador de ideia, mas tenho certeza de que ele nunca vai superar a mente de um escritor, com suas próprias ideias únicas, criando enredos que refletem a característica de cada autor.
E é bom que tenha enredo, porque sem enredo, não há história. E, sem uma história, você está apenas escrevendo fatos no papel, como um jornalista.
Personagem
Assim como um enredo, os personagens são necessários para a escrita criativa. Alguém precisa viver e contar a história.
Os personagens precisam ser desenvolvidos de forma para que os leitores possam ser capazes de compreender profundamente quem é aquela pessoa que está na história, como se fosse uma pessoa ao seu lado.
Descrições visuais
Um dos objetos da escrita criativa é sua capacidade de criar imagens na mente do leitor.
Eu sempre chamo a atenção dos escritores para a quantidade e possibilidade de imagens que se possa criar. Isso é diferente para cada leitor, mas precisa acontecer.
Quando você está lendo um jornal, não costuma ler parágrafos de descrições que retratam os arredores de onde os eventos aconteceram. As descrições visuais são reservadas para a escrita criativa.
Escrita criativa para a vida
A escrita criativa pode ser o que você quiser, desde que não seja uma história em que você somente apresenta fatos e acontecimentos. Uma história pode surgir de praticamente qualquer coisa, porque ser criativo e fazer parte do que é humano. Você pode usar a escrita criativa para expressar seus próprios sentimentos ou entreter outras pessoas.
Agora que você sabe como compor um texto criativo, explore dicas para envolver os leitores.
Como melhorar sua escrita criativa?
O velho conselho de sempre continua valendo: leia muito! Leia estilos e gêneros diferentes. É importante sair da sua zona de conforto. Você costuma ler romances românticos? Leia algo de suspense ou terror. Costuma ler romances enormes? Leia microcontos e poesia para entender como as coisas podem ser sintetizadas e assim por diante.
Também participe de comunidades de escritores. Participe, aproveite que outras pessoas também estão aprendendo e aprendam juntos.
Lembre-se: este não é o seu público-leitor, mas a oportunidade de aprender com pessoas que fazem a mesma coisa que você: escrever.
E também participe de cursos de escrita criativa.
Aqui no Café do Escritor temos uma comunidade de escritores, e cursos, como o Como Começar a Escrever um Livro de Ficção.
Não fique parado, escreva de forma criativa!