O erro gramatical é um dos principais vilões na vida de um escritor e são, na maioria dos casos, inevitáveis, afinal, errar é humano. Porém, não podemos usar isso como desculpa para não evoluir na escrita, na verdade, não podemos ficar dando desculpas para justificar a estagnação em nenhum aspecto da vida. No artigo de hoje nós daremos algumas dicas para que o erro gramatical não seja mais um vilão na sua vida.
O que é gramática?
Antes tudo, precisamos entender o que é a gramática e a sua função para que possamos usá-la ao nosso favor. A gramática normativa busca padronizar a língua através de um conjunto de regras que devem ser seguidas, desconsiderando fatores sociais, culturais ou históricos, lembrando que gramática e comunicação são coisas diferentes, a comunicação é um organismo vivo e mutável. Agora que sabemos, resumidamente, do que se trata, vamos às dicas!
Como não errar?
Como dito acima, errar é comum e natural, não existe fórmula secreta para extinguir isso por completo, todos nós estamos sujeitos ao erro independente de tempo de experiência, conhecimento ou qualquer outro fator interno ou externo. Porém, existem algumas técnicas que podem e vão te auxiliar nesse processo de aperfeiçoamento da escrita.
Primeiro e o mais importante de tudo, não confie na sua intuição, se tiver dúvida quanto ao significado ou escrita de uma palavra, pesquise sobre ela e não a jogue no seu texto sem ter total certeza se está correto ou não.
Segundo, foque no que está fazendo, quando estiver escrevendo, desligue-se de estímulos externos que podem desviar a sua atenção daquela tarefa, não crie um ambiente propício à distrações, porque se não se livrar deles, você vai acabar cedendo.
Terceiro, livre-se do medo de errar, porque como dissemos acima, o erro é muito comum e normal, o medo vai acabar minando a sua confiança na sua escrita e isso não pode acontecer, o fluxo criativo precisa ser natural e livre de preocupações.
Errei, e agora?
Não se preocupe, o erro só existe para abrir possibilidades ao aprendizado, errar faz parte de qualquer processo de aprendizado, é inerente à nossa existência. Quando ou caso aconteça, não se desespere e nem pense menos de você, releia com atenção o seu texto e marque todas as palavras que você não tem certeza se deveriam estar lá, pesquise sobre cada uma e faça a correção se necessário. Após fazer isso, peça para outra pessoa ler o seu texto com um olhar mais analítico, por vezes nós deixamos passar uma coisa ou outra que acaba sendo captado por alguém de fora. Não deixe que o erro se torne um empecilho na sua trajetória.